ESPAÇO RESERVADO PARA O TROCANDO

troca de banners link e divulgação de sites site gratis Bolsa de Valores Bovespa Ibovespa

domingo, 5 de abril de 2009

Aliança das Civilizações

CPLP assina memorando de entendimento com a Aliança das Civilizações
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa assina na próxima semana, em Istambul, um memorando de entendimento com a Aliança das Civilizações na expectativa de que o próximo encontro da organização seja também um evento da CPLP.
"Uma das grandes expectativas é que a próxima reunião [da Aliança das Civilizações] possa ser considerada também um evento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Brasil predispôs-se a ser anfitrião da próxima cimeira da organização, o que permitirá uma primeira grande manifestação da CPLP visando o diálogo das civilizações", disse à agência Lusa o secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.

Simões Pereira adiantou ainda que será assinado "um acordo de parceria e cooperação no sentido de desenvolver as actividades da organização junto dos estados-membros da CPLP".

A Aliança das Civilizações, que vai reunir-se em Istambul a 6 e 7 de Abril, é liderada pelo antigo Presidente português Jorge Sampaio e conta hoje com uma centena de membros (países e organizações internacionais), entre as quais a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), a Liga Árabe e a Comissão Europeia.

O antigo Presidente português foi nomeado em Novembro de 2007 Alto Representante da ONU para a Aliança das Civilizações, um fórum lançado dois anos antes pelos governos da Espanha e da Turquia, com o apoio do então secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan.

Luso-Descendentes

Ensino de Português e rede consular preocupam emigrantes


Problemas do ensino do português aos luso-descendentes e de funcionamento dos consulados são, segundo conselheiros das comunidades ouvidos pela Lusa, as principais preocupações dos emigrantes na Alemanha, com quem o Presidente da República se vai encontrar durante a visita àquele país.


“Precisamos de saber como é que o Governo vai resolver a questão da falta de pessoal consular em várias regiões”, disse à Lusa Alfredo Stoffel, um dos quatro conselheiros eleitos para representar a comunidade portuguesa na Alemanha.

Frankfurt é o caso mais grave, na opinião deste membro do CCP, considerando que esta área, uma das três com mais concentração de portugueses, ter visto o consulado-geral passar a escritório consular, o que levou a uma “redução de pessoal”.

Segundo Alfredo Stoffel, continua igualmente por definir o estatuto da estrutura consular de Osnabruck, na orla ocidental do país, onde estão inscritos cerca de 20 mil portugueses.

PATRIA AMADA BRASIL

PATRIA AMADA BRASIL

PATRIA AMADA PORTUGAL

PATRIA AMADA PORTUGAL